Olá novamente! Hoje irei abordar outro tema bastante atual, as fake news e alguns conceitos relacionados.
Nos dias de hoje todos temos acesso a muita informação através de publicidade, imprensa, televisão, meios informáticos, etc.).
Muitas vezes, essa informação está incorreta devido a falta de conhecimento por parte de quem a difunde ou mesmo para influenciar a opinião pública de modo a que certos interesses privados sejam protegidos. A este fenómeno dá-se o nome de desinformação. Esta é a utilização das técnicas de comunicação para induzir o público em erro ou distorcer a realidade e faz-se através da modificação do sentido de certos factos, ocultação dos mesmos ou minimização da sua importância.
Outro conceito ligado a toda esta temática é o deep fake, que é uma técnica de criação de sons ou imagens assente em técnicas de inteligência artificial. Estas reproduzem a aparência e a voz de entidades reais.
Todos nós já ouvimos falar das famosas fake news, que traduzido para português, significa notícias falsas. Estão diretamente ligadas à desinformação e ao deep fake, sendo mentiras propagadas como se fossem verdades. São a divulgação de boatos ou de desinformação espalhando-se através dos diversos meios de comunicação e têm como objetivo atrair o público, enganando-o e com isso obter ganhos financeiros. Além desta finalidade comercial, as fake news podem ser usadas para atingir, prejudicar e difamar celebridades, políticos, empresas e também pessoas comuns.
As fakes news são também uma ameaça às democracias, uma vez que põem em causa as bases do sistema político da sociedade e é verdade que uma opinião pública bem informada e clara é indispensável para que haja uma verdadeira democracia. Por exemplo, Catarina Martins, política portuguesa, defende que todos os partidos devem assumir "com clareza" que não vão divulgar informações falsas.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deepfake
https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário