Olá novamente! Hoje vou falar-vos um pouco sobre modelos de cor.
O que são?
Um modelo de cor representa as cores, tendo em atenção a luz, o olho humano e as próprias cores e fornecendo métodos que permitem especificar um certa cor.
Existem vários modelos de cor e hoje vou abordar alguns.
Modelo RGB
RGB é um modelo aditivo (a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta e este explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida).
Tem como objetivo principal a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como retroprojetores, monitores de computador e TV, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
Este modelo é baseado na teoria de visão colorida tricromátrica, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso deste modelo para apresentação de cores na internet teve origem nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Polaroid/Land, pós Edwin Land.
Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por por um destes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.
Modelo CMYK
É um modelo criado a partir de outro, o modelo CMY, acrescentando-se apenas a cor preta (black). CMY é um modelo subtrativo (a ausência de cor corresponde ao branco, sendo todos refletidos e nenhum absorvido e explica a mistura de tintas e pinturas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda e refletem outros). Descreve as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão: ciano (cyan), magenta (magenta) e amarelo (yellow).
A cor preta foi então adicionada, criando-se assim o modelo CMKY, por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
Deste modo, este modelo é então utilizado na impressão (em impressoras, fotocopiadoras, fotografias e pintura).
A impressão assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, indicando assim as áreas em branco a inesistência de tinta ou pigmentos e as áreas escuras uma concentração de tinta.
Modelo HSV
Este modelo é definido pelas grandezas tonalidade (hue), saturação (saturation) e valor (value), representando este último a luminosidade ou o brilho de uma cor.
É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artistico.
- A saturação (saturation) é usada para descrever se uma cor é muito viva ou pura e tecnicamente, descreve a quantidade de cinzas numa cor, indicando se uma cor é forte (pura) o esbatida (cinzenta). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.
- O valor (value) traduz a luminosidade (relacionada com a luz refletida) ou o brilho (relacionado com a luz emitida) de uma cor, ou seja, se é mais clara ou mais escuro, indicando a quantidade de luz presente. Indica assim, a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual.
Este modelo é definido pela luz ou luminância (Y) e pela cor ou crominância (U = blue - Y e V = red - Y).
Assim, permite uma compreensão boa dos dados e como a visão humana é menos sencível à crominância do que à luminância, a primeira pode ser retirada sem causar grandes perdas na qualidade da imagem.
É adequado para sinais de vídeo e às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância.
Espero que tenham aprendido algo mais sobre este tema.
Até à próxima, beijitos :)
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
http://unidade4-utilizaodosistemamultimdia.yolasite.com/resources/Modelo%20YUV.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário