Boa tarde a todos! Hoje venho falar-vos sobre a importância do texto e padrões de codificação de caracteres.
O que são?
O texto é o meio principal para a apresentação de informação baseada em computador. Estes padrões representam o relacionam um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo, números ou pulsos elétricos de modo a que fique mais fácil o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. O código Morse, que codifica os numerais como sequências de pulsos elétricos e as letras do alfabeto latino, e o ASCII, que codifica os mesmos grafemas (unidade fundamental ou mínima de um sistema de escrita) são exemplos.
Código ASCII
Este é então um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 33 de controlo e 95 gráficos, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos e sendo o código Padrão Americano para o intercâmbio de informação. Cada código binário possui 8 bits (= 1 byte): 7 bits para codificar e 1 bit de paridade (deteção de erro).
Esta codificação é usada para representar textos em equipamentos de comunicação, nomeadamente em computadores.
Esta tabela consiste na representação dos caracteres ASCII e na sua numeração octal, decimal e hexadecimal.
Código Unicode
Este é um código que define todos os caracteres da maior parte das línguas do mundo, permitindo aos computadores representar e modificar texto de qualquer sistema de escrita.
Os códigos disponibilizados pela Unicode permitem representar conjuntos até 4 bytes (32 bits) para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas.
Codificam símbolos de pontuação, caracteres acentuados, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos e formas gráficas.
Exemplo de escrita em código ASCII
Até breve :)
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII
Sem comentários:
Enviar um comentário