Olá a todos! Hoje vou falar-vos um pouco sobre os formatos das imagens digitais, abordando alguns conceitos.
Compressão
É o ato de reduzir a redundância dos dados, de modo de transmitir ou armazenar esses mesmos dados de forma eficiente.
Técnicas de compressão
-com perdas:
Quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). Assim, a imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
Este tipo de compressão utiliza-se muito para compactar vídeo e áudio para a internet.
Alguns exemplos de ficheiros com este tipo de compressão são, por exemplo: JPEG, BMP, etc.
-sem perdas:
Quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem.
Alguns exemplos são: PNG, TIFF, JPEG e GIF.
Deste modo, a informação de uma imagem bitmap pode ser então armazenada numa grande quantidade de formatos de ficheiros.
Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:
-BMP (Bitmap):
É o formato mais comum e não inclui nenhum algoritmo de compressão, sendo um formato muito popular, devido ao programa do wiondows, o Paint.
-GIF (Graphics Interchange Format):
Este é um formato com compressão sem perdas e os ficheiros ocupam um pequeno espaço no computador, sendo usados para o desenvolvimento de páginas para a Internet.
É lido por vários programas mas não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor). Tem vantagens como a transparência, a animação e o entrelaçamento, daí o seu sucesso na Web.
-JPEG (Joint Photographic Experts Group):
Este é um formato com vários níveis de compressão com perdas, implicando a perda de informação e diminuindo assim a qualidade de imagem.
A compressão deste formato baseia-se então na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu, ou seja, na eliminação de informações irrelevantes e redundantes.
Apesar da perda de qualidade da imagem, é um formato especial para trabalhar em páginas Web, uma vez que ocupam pequenos espaços.
-PDF (Portable Document Format):
Este é um formato criado com o programa Adobe Acrobat.
É muito usado para converter e comprimir, de forma substancial, documentos de imagens e texto, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por suporte ou por rede, bastando que o outro computador tenha instalado um programa que permita a leitura deste formato, como o Adobe Reader.
-PNG (Portable Network Graphics):
Este é um formato com compressão sem perdas, utilizado para imagens. Apesar de não comportar animação, este acaba por substituir o formato GIF para a Web, suportando assim uma profundidade de cor até 48 bits.
Deste modo, é um formato válido para imagens que necessitam de manter a sua qualidade e pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.