terça-feira, 24 de novembro de 2020

Imagem - Formatos de ficheiro


Olá a todos! Hoje vou falar-vos um pouco sobre os formatos das imagens digitais, abordando alguns conceitos.


Compressão

É o ato de reduzir a redundância dos dados, de modo de transmitir ou armazenar esses mesmos dados de forma eficiente.


Técnicas de compressão

-com perdas:

Quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). Assim, a imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. 

Este tipo de compressão utiliza-se muito para compactar vídeo e áudio para a internet.

Alguns exemplos de ficheiros com este tipo de compressão são, por exemplo: JPEG, BMP, etc. 


-sem perdas:

Quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem.

Alguns exemplos são: PNG, TIFF, JPEG e GIF. 


Deste modo, a informação de uma imagem bitmap pode ser então armazenada numa grande quantidade de formatos de ficheiros.


Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

-BMP (Bitmap): 


É o formato mais comum e não inclui nenhum algoritmo de compressão, sendo um formato muito popular, devido ao programa do wiondows, o Paint. 



-GIF (Graphics Interchange Format):

Este é um formato com compressão sem perdas e os ficheiros ocupam um pequeno espaço no computador, sendo usados para o desenvolvimento de páginas para a Internet.

É lido por vários programas mas não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor). Tem vantagens como a transparência, a animação e o entrelaçamento, daí o seu sucesso na Web.


-JPEG (Joint Photographic Experts Group):

Este é um formato com vários níveis de compressão com perdas, implicando a perda de informação e diminuindo assim a qualidade de imagem.

A compressão deste formato baseia-se então na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu, ou seja, na eliminação de informações irrelevantes e redundantes. 

Apesar da perda de qualidade da imagem, é um formato especial para trabalhar em páginas Web, uma vez que ocupam pequenos espaços. 


-PDF (Portable Document Format):

Este é um formato criado com o programa Adobe Acrobat.

É muito usado para converter e comprimir, de forma substancial, documentos de imagens e texto, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por suporte ou por rede, bastando que o outro computador tenha instalado um programa que permita a leitura deste formato, como o Adobe Reader.


-PNG (Portable Network Graphics):

Este é um formato com compressão sem perdas, utilizado para imagens. Apesar de não comportar animação, este acaba por substituir o formato GIF para a Web, suportando assim uma profundidade de cor até 48 bits.

Deste modo, é um formato válido para imagens que necessitam de manter a sua qualidade e pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.



-TIFF (Tagged Image File Format):

Este é um formato de ficheiro gráfico bitmap sem compressão muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização.  
É o formato ideal para o tratamento de imagem antes de esta ser convertida para um outro formato, sendo o melhor em qualidade de imagem e o maior em termos de tamanho. 
Este formato permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (até 32 bits) bem como imagens indexadas, usando uma paleta de cores.
Apesar disto, os programas de desenho não utilizam este formato, mas alguns programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.



Espero que agora já saibam as diferenças entre cada um destes formatos e saibam qual usar mediante o que pretendem!
Beijitos :)


Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_com_perda_de_dados
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_formatos_de_ficheiro_gr%C3%A1fico



sábado, 21 de novembro de 2020

Modelos de cor


Olá novamente! Hoje vou falar-vos um pouco sobre modelos de cor.


O que são?

Um modelo de cor representa as cores, tendo em atenção a luz, o olho humano e as próprias cores e fornecendo métodos que permitem especificar um certa cor. 

Existem vários modelos de cor e hoje vou abordar alguns.


Modelo RGB

RGB é um modelo aditivo (a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta e este explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida). 




É o conjunto das iniciais vermelho (red), verde (green) e azul (blue), cores primárias, sendo estes combinados de várias maneiras de modo a reproduzir um largo espectro cromático.



Tem como objetivo principal a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como retroprojetores, monitores de computador e TV, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.

Este modelo é baseado na teoria de visão colorida tricromátrica, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso deste modelo para apresentação de cores na internet teve origem nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Polaroid/Land, pós Edwin Land.


Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por por um destes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.




Modelo CMYK

É um modelo criado a partir de outro, o modelo CMY, acrescentando-se apenas a cor preta (black). CMY é um modelo subtrativo (a ausência de cor corresponde ao branco, sendo todos refletidos e nenhum absorvido e explica a mistura de tintas e pinturas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda e refletem outros). Descreve as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão: ciano (cyan), magenta (magenta) e amarelo (yellow).

A cor preta foi então adicionada, criando-se assim o modelo CMKY, por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.



Deste modo, este modelo é então utilizado na impressão (em impressoras, fotocopiadoras, fotografias e pintura). 

A impressão assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, indicando assim as áreas em branco a inesistência de tinta ou pigmentos e as áreas escuras uma concentração de tinta.


Modelo HSV

Este modelo é definido pelas grandezas tonalidade (hue), saturação (saturation) e valor (value), representando este último a luminosidade ou o brilho de uma cor. 

É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artistico.



- A tonalidade ou matiz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex:. amarelo, laranja, verde, etc.), exprimindo-se num valor angular entre 0 e 360º. 






- A saturação (saturation) é usada para descrever se uma cor é muito viva ou pura e tecnicamente, descreve a quantidade de cinzas numa cor, indicando se uma cor é forte (pura) o esbatida (cinzenta). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.






- O valor (value) traduz a luminosidade (relacionada com a luz refletida) ou o brilho (relacionado com a luz emitida) de uma cor, ou seja, se é mais clara ou mais escuro, indicando a quantidade de luz presente. Indica assim, a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual.



Modelo YUV

Este modelo é definido pela luz ou luminância (Y) e pela cor ou crominância (U = blue - Y e V = red - Y).

Assim, permite uma compreensão boa dos dados e como a visão humana é menos sencível à crominância do que à luminância, a primeira pode ser retirada sem causar grandes perdas na qualidade da imagem.








É adequado para sinais de vídeo e às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância.






Espero que tenham aprendido algo mais sobre este tema.

Até à próxima, beijitos :) 


Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
http://unidade4-utilizaodosistemamultimdia.yolasite.com/resources/Modelo%20YUV.pdf


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Texto - Famílias Tipográficas


Olá a todos! Hoje, ainda relacionado com o texto, vou falar-vos um pouco sobre famílias tipográficas. 


Famílias e fontes tipográficas e tipos de letra

Com certeza já devem ter ouvido estes termos e devem conhecer vários tipos de letra apesar de não saberem as suas histórias. 

Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas principais, variando apenas relativamente à espessura, altura, largura e outros detalhes. 

As fontes tipográficas são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos e hoje vou falar um pouco sobre uma fonte, abordando a sua história: "bodoni".



Em relação aos tipos de letra existem duas categorias: letras com serifa (possuem prolongamentos, traços mo fim das extremidades das letras, sendo utilizadas essencialmente em blocos de texto) e as letras sem serifa (não possuem esses traços e costumam ser utilizadas em textos mais curtos como títulos).




"Bodoni"

Bodoni é uma família tipográfica com serifa, sendo classificada como moderna e foi projetada por Giambattista Bodoni no final do século XVIIII. Este era perfecionista mostrando nitidez e regularidade nas suas criações.

Bodoni inspirou-se nas ideias e no trabalho de John Baskerville, e aumentou o contraste do traço, demonstrando o desenvolvimento da tecnologia e um eixo mais vertical. 

Por fim, decidi experimentar fazer uma nuvem de palavras no site https://wordart.com/,  relacionando termos que utilizei nesta publicação e alguns tipos de letra.

Este foi o resultado, experimentem!



Espero ter ajudado!
Beijtos :)


Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bodoni
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bodoni-Tipografia/32231755.html

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Texto - Padrões de codificação de caracteres

 

Boa tarde a todos! Hoje venho falar-vos sobre a importância do texto e padrões de codificação de caracteres.


O que são?

O texto é o meio principal para a apresentação de informação baseada em computador. Estes padrões representam o relacionam um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo, números ou pulsos elétricos de modo a que fique mais fácil o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. O código Morse, que codifica os numerais como sequências de pulsos elétricos e as letras do alfabeto latino, e o ASCII, que codifica os mesmos grafemas (unidade fundamental ou mínima de um sistema de escrita) são exemplos. 


Código ASCII 

Este é então um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 33 de controlo e 95 gráficos, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos e sendo o código Padrão Americano para o intercâmbio de informação. Cada código binário possui 8 bits (= 1 byte): 7 bits para codificar e 1 bit de paridade (deteção de erro). 


 Esta codificação é usada para representar textos em equipamentos de comunicação, nomeadamente em computadores.

Esta tabela consiste na representação dos caracteres ASCII e na sua numeração octal, decimal e hexadecimal.



Código Unicode 

Este é um código que define todos os caracteres da maior parte das línguas do mundo, permitindo aos computadores representar e modificar texto de qualquer sistema de escrita. 


Os códigos disponibilizados pela Unicode permitem representar conjuntos até 4 bytes (32 bits) para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas.

Codificam símbolos de pontuação, caracteres acentuados, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos e formas gráficas. 



Exemplo de escrita em código ASCII 



Podem experimentar converter palavras em código ASCII em http://www.network-science.de/ascii/ e eu usei a fonte "gothic"



Exemplos de imagens convertidas em ASCII 




                

                   



Espero que tenham ficado esclarecidos. 
Até breve :)


Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
https://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unicode



Balanço de Fim de Ano

  Olá a todos! Hoje venho fazer um pequeno balanço sobre este ano, em particular, sobre o 3º período. Chegámos ao fim do ano, por muito rápi...